Revista Walinga

SEJA BEM-VINDO À REVISTA WALINGA

A Revista Walinga, siglado por R.W, é de propriedade do Centro de Estudos e Investigação do Instituto Superior Politécnico Walinga do Moxico, a quem, também, cabe a responsabilidade de publicação. A R.W é arbitrada e de carácter multidisciplinar, e destina-se a divulgar resultados de investigação científica inéditos, através de artigo científicos, relatórios de pesquisa e outros trabalhos académicos, bem como a publicação de ensaios, reflexões e revisões bibliográficas.

Missão, Objectivo e âmbito

A Revista Walinga tem por Missão a difusão de conhecimento científico através de reflexão, da divulgação de resultados de investigação e do debate ao nível da comunidade académica, por meio de Artigos Científicos e outros trabalhos e apresentações afins. O principal Objectivo da R.W é incentivar a produção científica na comunidade académica, visando contribuir no processo de desenvolvimento económico, social e cultural das comunidades e, de uma forma geral, do país.

Periodicidade, Formato e Idiomas

A publicação na R.W é de periodicidade SEMESTRAL, em suporte electrónico e impresso, e decorre nos meses de Junho (Janeiro-Junho) e Dezembro (Julho-Dezembro) de cada ano, devendo as publicações serem feitas em português, inglês, francês ou espanhol.

Elegibilidade para Publicação na Revista e Direitos de Autor

1. Com vista a primar pelo rigor científico, só publicam na Revista Walinga as individualidades que ostentam títulos académicos de Mestre (ou que esteja a frequentar o mestrado) e Doutor (PhD).

2. Sem prejuízo no número anterior, podem publicar na Revista Walinga as individualidades possuidoras de título académica de Licenciado, mas com co-autoria de alguém que possui o título de Mestre ou Doutor.

3. Os Direitos autorais das publicações são dos autores e estes concedem à R.W o direito de publicação inicial. Concomitantemente, o conteúdo das publicações é da inteira responsabilidade dos autores e não da R.W, nem do Instituto Superior Politécnico Privado do Walinga, instituição editora.

4. O trabalho será licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC- SA 4.0.

Requisitos da Submissão de Artigos

1. Os artigos apresentados para publicação na R.W devem ser originais e inéditos, com temas da actualidade e de impacto na sociedade, e que devem corresponder com a missão da Revista e das normas técnicas constantes do presente instrumento, não se devem encontrar artigos sob revisão ou propostos para publicação noutra revista.

2. Compete ao Conselho Editorial realizar a primeira avaliação, considerando:
a) O enquadramento dos manuscritos no âmbito científico da Revista;
b) A originalidade dos manuscritos utilizando software anti-plágio, e o cumprimento das regras de ética e boas práticas na publicação que constam da plataforma eletrónica da Revista.

Submissão dos Artigos

1. Os autores que pretendam, pela primeira vez, submeter um artigo para publicação na Revista devem registar-se na página electrónica da Revista, em http://www.isppwm.org , ou por e-mail: revista.walinga@gmail.com

2. Antes de submeter um artigo, o autor deverá verificar as normas de publicação da Revista, considerando todos os aspetos formais, científicos, ético-legais e de normalização.

Verificação da Redação

1. Os artigos submetidos à Revista para publicação, serão remetidos ao Assistente de Redação, pelo Conselho Editorial, sem indicação do(s) autor(es) e depois de uma primeira avaliação (nos casos alicáveis), para que seja aferido o respeito pelas normas técnicas da Revista.

2. Após o cumprimento do procedimento acima, o Assistente de Redação deverá elaborar um relatório por cada artigo recebido, o qual remeterá ao Conselho Editorial para os devidos efeitos.

3. Se o artigo não respeitar as normas técnicas da Revista, deve o Conselho Editorial informar o(s) autor(es) sobre as anomalias constatadas, solicitando a sua correção dentro do prazo que lhe(s) vier a ser concedido para o efeito, sob pena de ser liminarmente rejeitada a publicação do artigo.

4. No caso previsto no número anterior, e na hipótese de o artigo ser reenviado pelo(s) autor(es), deverá ser repetido o processo previsto no n.º 1, se se cumprir com as normas técnicas da Revista, deve o Conselho Editorial dar início aos procedimentos de arbitragem científica.

Procedimentos de Arbitragem Científica

1. Passados pelos procedimentos descritos nos artigos anteriores, os artigos científicos submetidos serão apreciados num processo de revisão às cegas (podendo ser simples-cega ou duplo-cega), sendo submetidas a especialistas da área temática em que o manuscrito se insere, com vista a apreciar a originalidade, actualidade, novidade, relevância, rigor e qualidade metodológica dos artigos.

2. Se um dos árbitros avalia positivamente e outro negativamente, consulta-se um terceiro árbitro que dará o veredito final, e posteriormente a avaliação será remetida ao Conselho Editorial num prazo definido previamente, de acordo com o formulário de avaliação proporcionado para o efeito.

    3. O resultado da avaliação será comunicado ao(s) Autor(es), nos seguintes termos:

  • a) Aprovado;
  • b) Aprovado com modificações;
  • c) Corrigir e reenviar para avaliação;
  • d) Não aprovado.

4. Concluído este processo de arbitragem, encaminha-se o trabalho para a equipa de correcção para uma última verificação, se necessário. De seguida, encaminha-se para a equipa responsável pela edição de todos os trabalhos para a sua publicação.

Normas de apresentação dos artigos

1. A apresentação do artigo científico deverá obedecer aos seguintes requisitos:
a) Idioma: português (ou inglês, francês ou espanhol, a depender do autor);
b) Limite de páginas: 15 (Quinze) no mínimo e de Trinta (30) no máximo, incluindo dados iniciais, texto, figuras, tabelas e referências bibliográficas;
c) Formatação: fonte Times New Roman ou Arial; página A4; alinhamento justificado (à excepção do título); espaçamento entre linhas 1,5 pt; espaçamento entre parágrafo 1,0 pt; avanço à esquerda da primeira linha do parágrafo: Tab/1,25 cm; margens superior e esquerda 3 cm e margens inferior e direita 2,5 cm; altura do cabeçalho e do pé de página de 1,25cm; numeração árabe de páginas; citações superiores a 3 (três) linhas: recuo de 4cm à esquerda, corpo 10 e espaçamento simples;
d) Capa: título: Times New Roman ou Arial, tamanho 16, em letras maiúsculas, negrito e centralizado; nomes por extenso dos autores: Times New Roman ou Arial, tamanho 12, alinhados à direita; e-mail(s) e identificador(es) académico(s) (ORCID, por exemplo) do(s) autor(es): Times New Roman ou Arial, tamanho 10, alinhado à direita; Filiação Institucional: fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 9;
e) Resumo: Times New Roman ou Arial, tamanho 12, justificado, espaço 1,0 entre linhas; parágrafo único: até 300 palavras; palavras-chave (separadas entre si por vírgula): no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco);
f) Corpo: fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, justificado, espaço 1,5 entre linhas, estrutura padrão, conforme o Modelo (com todos os subtítulos em negrito e, havendo quadros, mapas, figuras, gráficos, fotos e tabelas, devem estar inseridos no texto, devidamente numerados e legendados, devendo o título estar em cima e a identificação da fonte em baixo).

2. As normas de citações no texto e nas referências bibliográficas são as constantes da Norma APA 7ª Ed..

3. A Estrutura de Artigo pode ser consultado no menu “Modelos”.